quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

7, a perfeição são paulina

De acordo com a história biblíca, 7 é considerado o número da perfeição. O motivo da escolha é que, Deus, quando criou a terra, fez ela justamente neste período. Mas como diz o ditado, nem tudo é tão perfeito assim, e ao que parece, essa tese se torna mais evidente para o São Paulo, principalmente quando se trata de Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores.

Até duas rodadas, o São Paulo dependia apenas das próprias forças para levantar pela sétima vez o título de Campeão Brasileiro, mas devido os últimos resultados, a chance de isso acontecer são apenas de 3%. Caso o título brasileiro não venha, será a primeira vez, desde 2005 que o time são paulino termina uma temporada sem um título.

Na contramão disso, a equipe do morumbi briga agora para atingir uma meta jamais alcançada por um time brasileiro. Precisando apenas de uma vitória para estar na edição de número 52º da Copa Libertadores da América. Garantindo a vaga, o time de Ricardo Gomes celebrará sua sétima participação seguida na competição.

Mesmo sendo experiente na competição sul americana, na edição de 2010, o São Paulo vai tentar quebrar um tabu que há quatro anos incomoda o time paulista. Durante os confrontos de mata mata, principalmente contra clube brasileiros, o time do morumbi tem ficado no meio do caminho. Foi assim em 2006, na final contra o Inter. Em 2007 o Grêmio, 2008, o Fluminense, e 2009, o Cruzeiro, que em pleno morumbi venceu por 2 x 0.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Todo mundo odeia o São Paulo

Não muito diferente do seriado "todo mundo odeia o Chris" da TV RECORD , onde o estudante Chris, em vários aspectos é taxado como frágil, onde sofre "perseguições", principalmente por querer ser popular, além do mais, o protagonista é o único negro da sala. Para muitos, ele é um verdadeiro incomodo.

Essa sina pode até preconceituosa, mas se fizermos uma análise do ator com o desempenho do São Paulo nesta edição do brasileiro, podemos constatar que, todos, mas principalmente os clubes paulistas, desejam que o time do morumbi não levante a taça pela sétima vez, feito que pode se repetir pela sendo a quarta consecutiva.

Taxado como frágil depois da eliminação da Copa Libertadores, o São Paulo chegou a beirar a zona de rebaixamento, ocupando a 16º colocação, mas para a supersa de muitos, o time se ergueu na competição, e agora só depende de si para se tornar o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro.

Só fazendo uma retrospectiva, no inicio da temporada, grande parte dos corintianos festejavam o sucesso da equipe do parque São Jorge. Não só pela contratação "fenomenal" do atacante Ronaldo, mas por conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, e de quebra, carimbando o passaporte para a Libertadores 2010, principal objetivo da equipe no ano do centenário do clube.

Como já era de se esperar, todos previam que o São Paulo iria em busca de mais um título nacional. Pensando nisso, o Palmeiras, Internacional, Grêmio, montaram equipes para conquistar o torneio. Mas quem deu as cartas foi o Palmeiras, que durante 19 rodadas ficou na liderança, mostrando que iria quebrar com a hegemonia tricolor. No final da contas, há três rodadas do fim, o time do palestra vai ficar mais um ano na fila. Já o São Paulo, depende das próprias forças para se sagrar heptacampeão brasileiro.

São com essas e outras razões que faz com que o "ódio" contra a equipe do morumbi fique cada vez mais nitida. Ou seja, para palmeirenses, santistas, e principalmente os corintianos, seria um vexame e por que não dize, um incomodo muito grande ver a equipe são paulina levantando mais uma vez o título do Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

São Paulo ou Flamengo: 90% de chances de um dos dois ficar com o título nacional

Faltando três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, São Paulo, Flamengo parecem ser as únicas equipes que vão brigar ponto a ponto pelo título da competição, tudo porque, são paulinos e flamenguistas cumpriram muito bem as suas obrigações neste final de semana. Ambos venceram seus adversários e continuaram somando preciosos pontos nesta reta final do brasileiro. Os 2 x 0 aplicadossobre o Vitória no último sábado deu ao São Paulo a liderança da competição. Com 62 pontos, o time do Morumbi depende apenas das próprias forças para se manter na parte de cima da tabela, e assim conquistar seu quarto título consecutivo.

Bem perto do retrovisor são paulino, vem o Flamengo, que depois de uma arrancada fulminante na reta final do brasileiro, tomou a segunda posição do Palmeiras, após a vitória sobre o Naútico. 2 x 0. Desde quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos, esta e a primeira vez na história que a equipe rubro negra termina uma rodada na parte de cima da tabela. O resultado que coloca o timbu cada vez mais próximo da segunda divisão em 2010, e assim fazer companhia para o rival, Sport, já rebaixado.

Com o empate do Palmeiras e a derrota do Atlético (MG) para o Coritiba no sábado, as chances de título ficaram mesmo para são paulinos e rubro negros. De acordo com a matemática, as chances que as equipes tem de faturarem o título são de 90%, distrubuidos da seguinte maneira: 50% de chances para os tricolores e 40% para flamenguistas. A chance do campeão ser conhecido no dia 6 de dezembro, dia da última rodada não mudou. Se antes da rodada esse percentual era de 83%, após o término, ela caiu para 82%, uma queda considerada pequena.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

No limite das derrotas...

É impressionante a expertise e porque não dizer também a performance do São Paulo no formato atuual do Campeonato Brasileiro, tanto que o clube, é a única equipe que conquistou três vezes a competição desde a criação do formato em pontos corridos, em 2003. E não demorou muito após a implantação desse sistema para Tricolor iniciar a soberania na competição.

Em 2006, período no qual o Campeonato foi disputado com apenas 20 equipes, o time do Morumbi "abocanhou" o primeiro dos três titulos consecutivos da competição Nacional. Para repetir o feito, essas estatísticas servem como analise para Ricardo Gomes ver que, para chegar ao sétimo título nacional, é preciso que as derrotas sofridas em 2009, não se repitam mais. Nas das recentes conquistas do time no Brasileiro, nenhuma o Tricolor obteve mais de sete derrotas.

Nesta edição do Brasileiro, o equilibrio tem sido uma das virtudes da equipe São paulina, pois alguns tropeços, por pouco, não comprometeram o time na parte de cima da tabela. Para que isso não venha ocorrer, a quatro jogos do fim da competição, Ricardo Gomes sabe para ser um campeão, é necessario que o número de derrotas não se altere.

Caso o São Paulo conquiste a taça no dia 6 de dezembro, será a pontuação mais baixa e com o menor número de vitórias da história dos pontos corridos. Assim como os demais concorrrentes, com 16 vitórias, o São Paulo na maior das hipóteses somará 71 pontos. Em 2008, o Tricolor venceu 21 vezes, menos do que nas outras conquistas. Por fim, em 2007, na mesma campanha em que o time do Morumbi sofreu sete derrotas, o time somou 77 pontos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Morumbi + torcida = time invicto

Para um anfritrião, jogar dentro dos seus próprios domínios contar com o apoio do torcedor não há dúvida que faz uma grande diferença, certo. Pois bem, essa máxima se torna mais eficaz quando se trata do São Paulo. Na liderança do Brasileiro com 59 pontos, o time do Morumbi espera contar com o apoio intenso do torcedor na partida deste sábado contra o Vitória. Provas para convercer o torcedor a ir ao estádio, não faltam a equipe de Ricardo Gomes. Basta vermos os números.

A fórmula de disputa do Brasileiro em pontos corridos foi adotada em 2003, e o Site o time paulista fez um levantamento de aproveitamento da equipe de acordo com o número de torcedores presentes no estádio. O resultado comprovou que quanto mais gente vai ao Morumbi, melhor para o São Paulo. Em 2003, a equipe realizou 14 partidas, e a média era de aproximadamente 40 mil pessoas. E não perdeu nenhuma. Com mais de 30 mil torcedores, foram 25 jogos e apenas duas derrotas. Já com a lotação superior a 25 mil, foram 31 embates e só três resultados negativos.

Desta maneira, quanto mais torcedores vão ao estádio, melhora ainda mais o desempenho da equipe dentro da competição. Com mais de 25 mil, o time aproveitou 70,9% dos pontos disputados. Ultrapassando os 40 mil, o time alcança os 80,9% dos pontos. Na última partida em casa, na vitória sobre o Barueri, 39636 pagantes estiveram no Morumbi e acompanharam o triunfo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Matemática. O termômetro das torcedores.

Se depender da matemática, essa edição do Campeonato Brasileiro promete dar a mais emoção a cada rodada para os torcedores, pois as principais equipes que brigam pelo título continuam se mantendo na parte de cima da tabela. Se o ritmo emocionantes das partidas continuarem assim, as chances do título ser dedicido na última rodada são muito grandes. A probabilidade de isso acontecer são de 83%.

Encerrada a 34º rodada do Brasileirão, a disputa ficou ainda mais acirrada, como vem sendo de praxe neste edição nacional, tudo ainda está muito embolado. A Razão é que o Palmeiras, até então líder pelo saldo de gols, perdeu a chance de se manter no topo após a derrota para o Fluminense. Sendo assim, o São Paulo que ficou apenas no empate com o Grêmio na última quarta, termina a rodada pela primeira vez líder da competição.

Agora na liderança, o time de Ricardo Gomes tem 44% de chances de faturar mais um titulo nacional, contra 24% do rival Palmeiras. Para continuar com os números jogando a seu favor, a equipe do morumbi precisa continuar somando pontos. O foco já é na partida contra o Vitória, dia 14 no morumbi.

Se os paulistas com São Paulo e Palmeiras brigam ponto a ponto pelo título, os cariocas também estão numa disputa a tipíca. Em quanto o Flamengo vem numa crescente na competição, e já ocupa a terceira posição, mantendo assim as chances de título, na contra mão disso, Botafogo e Fluminense brigam rodada a rodada contra o rebaixamento. Ou seja, tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo, o termômetro dos torcedores prometer ir a 40º nas próximas quatro rodadas que faltam para o término da competição.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O campeão das reincidências

Desde quando o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, fórmula adotada em 2003, o São Paulo foi a equipe que mais somou pontos neste período, tornando se assim, o "rei dos pontos corridos". Dos 283 jogos, o time do morumbi somou 507 pontos. Se esses números são vistos como positivos, por outro lado, o time de Ricardo Gomes é um das equipes os mais reincidentes em expulsões na competição.

Prova disso foi na partida da última quarta feira contra o Grêmio, onde o time do morumbi empatou em 1 x 1, a equipe teve três jogadores expulsos: Dagoberto, Borges e Jean. Com isso, o tricolor paulista se tornou a oitava equipe a ter três ou mais atletas indo para o chuveiro mais cedo na mesma partida. A última vez que isso ocorreu foi há quase três anos, quando o Figuerense foi derrotado por 3 x 1 para o São Caetano.

As reincidências e os excessos de expulsões vem sendo um das principais dificuldades encontradas pelo time do morumbi, tudo porque, em 2003, na ultima rodada do Brasileirão, a equipe teve quatro atletas expulsos na partida contra o Flamengo, perdendo assim a partida por 3 x 1, em pleno morumbi.

Engana se que o empate "heroico" contra o tricolor gaúcho com três jogadores a menos, foi um feito único do São Paulo. O Criciúma conseguiu a mesma façanha. Após ter o goleiro Fabiano, Alexandre e Alonso expulsos, o time catarinense segurou o 1 x 1, contra o Atlético ( MG), no estádio Independência, em 2003. Equipes como Grêmio, Vasco e Ponte Preta, também tiveram excesso de expulsões na mesma partida, porém, todas foram derrotadas.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Os números também jogam..

Ao que parece, Palmeiras, São Paulo, Atlético MG e Flamengo devem fazer de tudo para que esse brasileiro continue sendo um dos mais emocionantes desde a era dos pontos corridos, adotada em 2003. No caso de Palmeiras e São Paulo, respectivamente lideres, se manter na parte de cima da tabela vem não vem sendo uma tarefa das mais fáceis, tem que "sofrer um pouco". Pelo menos foi o que disse o técnico Muricy Ramalho, após partida contra o Corinthians no último domingo em Presidente Prudente.

Faltando cinco rodadas para o fim da competição, o time do Palestra Itália leva uma ligeira vantagem no saldo de gols sob o rival do morumbi, mas formos compararmos pelas campanhas que as equipes apresentaram nas cinco últimas rodadas do primeiro turno, esses números podem se tornar a favor dos são paulinos. Então vamos aos números.

Jogando no Palestra Itália, o Palmeiras suou mais venceu o Fluminense, por 1 x 0. Gol de Diego Souza. Pelo mesmo placar, mas jogando fora de casa, o time alvi verde venceu o Sport. Já na 17º, 18º e 19º, o time caiu de produção, empatando contra Grêmio, Atlético (MG) e Botafogo pelo placar de 1 x 1, respectivamente.

Já o São Paulo, deu uma arrancada fulminate. Venceu todos os seus adversários diretos, na disputa, totalizando assim 15 pontos. Primeiro foi o Grêmio no morumbi, 2 x 1. O Vitória no barradão, local onde até então o time baiano estava invicto. 1 x 0. A sequência de resultados positivos foi mantida contra Botafogo e Goiás, respectivamente pelo mesmo placar, 3 x1. O time de Ricardo Gomes fechou a série invicta contra o Sport, na ilha do Retiro, onde a vitória que só veio aos 47 do segundo tempo, 2 x 1.

Seria muita coincidência se as equipes repetissem a mesma campanha do turno, mas se isso vier a acontecer, no final teriamos o São Paulo com 73 pontos, e o Palmeiras com 67 pontos, ou seja, o time do morumbi levantaria o hepta campeonato, quarto título seguido.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A válvula do ataque

Ele já passou por poucas e boas no Morumbi. Mas a paciência foi a principal aliada para que hoje, ele pudesse colher os frutos da boa fase que vive. Sempre alvo de inúmeras criticas por parte da torcida são paulina, Dagoberto sofreu com algumas contusões que fizeram com que o atleta não tivesse uma regularidade no time titular, principalmente na era Muricy Ramalho.

Passado isso, o jogador deu provas que era apenas questão de tempo para que o bom futebol voltasse a brilhar. Com a chegada de Ricardo Gomes, o atacante acabou sendo uma das válvulas fundamentais no ataque são paulino. Enquanto Borges e Washington se revezam no ataque, "Dagol" a cada jogo parece se firmar ainda mais no setor ofensivo.

Prova disso são os números. Dos 45 gols marcados do São Paulo neste brasileirão, 42% tiveram a participação direta e indiretamente do atacante. Das 19 participações em jogadas de ataque do camisa 25, todas resultaram em gols. Além de marcar seis vezes nesta competição, ele distribuiu quatro assistências e ainda se fez presente iniciando ou apenas participando dos lances em nove oportunidades.

No pelotão da frente, Dagoberto é o que mais participa, porém na cola estão Hernanes e Washington, com 18 participações, contando com a vitória da última quarta sobre o Interncional. Afinal, o "Coração Valente" é o artilheiro tricolor com 11 gols. Já o meia são paulino aparece com seis assintências. Cada um colabora em 40% das jogadas decisivas.

Além desses, outros merecem destaque no que diz respeito a objetividade. O atacante Borges e o meia Jorge Wagner, colaboraram 20% das jogadas que resultaram em gols. Já o lateral Júnior César, foi efeitivo em oito, dos 45 tentos assinalados pelos tricolores no campeontao.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Líder de Coração

Acostumado a ocupar a parte de cima da tabela em outras edições do Campeonato Brasileiro, o atual tri campeão assumiu a dianteira provisoriamente da competição na noite desta quarta no morumbi. O trinfo veio após uma vitória "suada" por 1 x 0 sobre o Internacional. Caso queira se manter no topo, o time de Ricardo Gomes vai ter que "secar" seus concorrentes direto, Palmeiras e Atlético - MG, que jogam nesta quinta contra Goiás e Fluminense, respectivamente.

Com teor de dramaticidade durante boa parte dos 90 minutos, as duas equipes entraram em campo sabendo que uma derrota, poderia comprometer as pretenções de título, tanto para tricolores quanto para colorados, que mesmo fora de casa, sempre foi mais audaciosa que os anfitriões. Num lance despretencioso, aos 9 minutos, Fabiano Eller cruzou errado, e Bosco, na duvida, espalmou para escanteio.

Mesmo com o apoio da torcida, o São Paulo permitiu que o Inter fosse dono das principais ações, principalmente no meio campo, comandado pelo meia D'Alessandro. Em uma cobrança de falta, o argentino arriscou direto, e novamente Bosco teve que se esticar para evitar o gol colorado. Nas poucas vezes que foi ao ataque, o tricolor não aproveitou o erro do adversário. Jorge Wagner cruzou da esquerda, e a zaga desviou para cima e o goleiro Lauro não conseguiu defender. Sorte que Fabiano Eller chegou antes de Washington para afastar o perigo.

Com jogo totalmente aberto, restou ao tricolor optar pelas jogadas aéreas. Foi em uma cobrança de escanteio, aos 47 da primeira etapa. Hernanes bateu, e André Dias desviou de calcanhar e Washington, "coração valente" só teve o trabalho de empurrar para o gol. Emocionado, o atacante correu para o escudo do clube, que fica na lateral do campo, ajoelhou e beijou

Na etapa complementar, a pressão colorada continuou. Em dois lances, Bosco, que estava em uma noite ilumidada, continuou salvando o tricolor. Primeiro o arqueiro defendeu um chute a queima roupa de Alan Kardec, em seguida, foi a vez de Guiliano perder a chance de marcar.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hora de assumir a ponta

O morumbi será palco de uma das partidas mais emocionantes da 32º rodada do Campeonato Brasileiro. São Paulo e Internacional duelam em busca de uma vitória que pode significar, a liderança momentanêa da competição. Já na quinta, resta a Palmeiras e Atlético- MG, vencerem os duelos contra Goiás e Fluminenses, respectivamente para se manterem no topo.

O embate coloca frente a frente as duas equipes que vem de vitórias nos clássicos regionais. Além disso, tricolores e colorados buscam definitivamente manter a regularidade há seis rodadas do fim da competição. Tido como francos favoritos ao título no incio do Brasileiro, São Paulo e Inter oscilaram em boa parte da competição, inclusive ficaram até ficar do G-4, agora reesurgem com o único objetivo, chegar ao título.

Outro atrativo que promete esquentar essa "decisão". Comandado por Alecsandro, vice artilheiro da competição, com 15 gols, o time do Mário Sérgio tem o segundo melhor ataque do Brasileirão, com 54 gols. E para manter esses números, o colorado encara a defesa mais regular da competição. Liderado por Miranda e companhia, a zaga sao paulina sofreu apenas 34 gols em 31 partidas.

Para muitos, a partida é tratada como uma final de campeonato de pontos corridos, o motivo é bem simples: o vencedor pode não só fortalecer a acirrada briga pela taça como também pode fazer com que o perdedor fique cada vez mais longe desta briga. Por sua vez, o empate é ruim para ambas as equipes, pois os dois podem ser ultrapassados pelo Flamengo, que está em quinto, com 51 pontos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O rei dos pontos corridos


Concentrado para a partida contra o Internacional nesta quarta, jogo que pode dar o time do morumbi liderança provisória da competição, o São Paulo consegiu atingir a marca histórica de 500 pontos na era por pontos corridos. O feito foi alcançado na partida do último domingo, após vencer o Santos, por 4 a 3. Desde quando o modelo foi adotado em 2003, nenhuma equipe conseguiu tal façanha.

De lá para cá, o tricolor do morumbi jogou 279 partidas, com 142 vitórias, 74 empates e 63 derrotas. Um aproveitamento de 59,7%. Em segundo lugar no ranking dos clubes que mais pontuaram nestes sete anos de disputa por pontos corridos, o Santos aparece com 447 pontos. Colado no time da baixada santista, aparecem Cruzeiro e Internacional, com 444 pontos, respectivamente.